Pular para o conteúdo principal

NESTA TERRA, NESTE INSTANTE - 9a. parte

1 de Janeiro de 1970 - Aeroporto de Carrasco -  Montevidéu - Vôo 114 - Dez anos da Revolução Cubana.
  
Marcello e Eduardo correm pelo aeroporto, arregaçando a roupa à altura da cabeça, desenfreados, eufóricos,  arteiros.
Um guarda passa, ora para lá, ora para cá olhando encantado a alegria dos dois,  que um ano de clandestinidade não logrou aplastrar.
- Venham cá, meninos! - seguro os dois pelos braços - Quietos!- Sorrio para o policial que se detém com as travessuras inesperadas de Cell e Edu.
- Vamonos niños, tranquilos. Después ustedes juegan. Ahorita van a entrar en el  avión. - diz o policial.
Estão felizes de  regressar para verem o pai. - expliquei.

Com o olhar, busquei cada companheiro.
-          Passageiros do vôo 114, dirijam-se ao portão de embarque, ouvi em ecos...
Dali para a frente, a sorte. Todos os detalhes haviam sido repassados, exceto o inesperado. André, Severina, Conga e Athos embarcam.

Acompanhada pelo olhar vigilante de Andrada, carregada de bolsas, crianças, passaportes e arma, deixando para trás todo o medo , incerteza e inquietude dos últimos dias, fui a penúltima a entrar.  Andrada, se adiantou à aeromoça e, delicado, ofereceu  sua ajuda:

-          Bolsas e crianças  não combinam!
-           Obrigada! - agradeci.

Sentei, estrategicamente, num dos últimos assentos. A qualquer imprevisto, estaria fora do alcance dos demais passageiros. André sentou-se no banco da frente para me dar cobertura. Conga se acomodou no banco de trás.

Terminei de colocar o cinto de segurança em Eduardo, acertei o de Marcello, apertei o meu e a voz serena da aeromoça desejou-nos uma boa viagem.
- Dentro de uma hora estaremos fazendo escala em Porto Alegre.
 Como escala em Porto Alegre? E  São Paulo?  O vôo era direto para o  Rio de Janeiro. Como agora esta mudança de rota? Falta de passageiros? É normal.

Atentos à decolagem, ansiosos para começarem a viver os anos 70, ninguém notou quando o passageiro estrategicamente  posicionado levantou-se e entrou na cabine do comandante.
O Caravelle ainda ganhava os céus, quando Andrada ordenou a mudança de rota.
- Isto é um sequestro. Mude  a rota para Cuba, comandante.
A  luz vermelha continuava acesa, e a voz de Athos  anunciava, para os passageiros, o sequestro, lendo o manifesto escrito para a ocasião.

Falava das prisões, das torturas, dos companheiros assassinados, da ditadura brasileira.
           - Este sequestro tem dois objetivos: levar para  Cuba os filhos de um companheiro preso e torturado pela ditadura brasileira e reverenciar a Che Guevara.
- ...comemorar a Revolução Cubana. - corrigi baixinho.

Fazia dez anos que Cuba estarrecia o mundo. Pequena, aparentemente frágil, sem recursos naturais, derrubara a ditadura de Fulgêncio Batista e se declarara socialista.
“Se dar ao povo educação e saúde é ser socialista, então somos.”- dissera Fidel Castro, na época da fracassada invasão dos americanos à Bahia dos Porcos - Playa Girón.    

Há dez anos, que o cidadão cubano resistia bravamente para manter sua soberania. Fazia dez anos. O Brasil também podia, imaginei sonhadora.

Todos ouviram espantados. Nenhum comentário. Pouco a pouco, refeitos do susto, um suspiro aqui, um ai do outro lado, uma observação mais à frente, um grito histérico da  senhora, quiçá alheia aos acontecimentos dos últimos tempos.

-          Esta aeronave não tem autonomia de vôo.- contestou o comandante. O Caravelle PP-PDZ, explicou, só pode voar por duas horas. Não comporta mais combustível, e além do mais, está em pane. Voar para Havana, nem pensar.

Conga, o companheiro sulino que entrara no sequestro nos últimos dias de preparação da ação,  conhecedor  de algumas manobras de aviação, foi requisitado à cabine.

- Borges, o co-piloto, alertou sobre os problemas que certamente surgirão.- informou André.
- Não chegaremos a Havana. Vamos parar em Porto Alegre para trocar de nave. - sugeriu Amaral.
- Porto Alegre? Não. Não voltaremos a solo brasileiro. Temos que chegar a Cuba de qualquer maneira sem sair deste avião.- sentenciou Andrada.
- Não vejo saída. Vou falar com a torre de Buenos Aires. Esta aeronave tem que ser reabastecida. Temos problemas legais. Autorização de pouso na Argentina, pagamento de combustível. Temos  burocracias a cumprir. – mencionou Amaral, o comandante do Caravelle.
- Vocês não entenderam? Isto é um sequestro!
            - Entrem em contato com o aeroporto de Buenos Aires, peçam permissão de aterrissagem e expliquem a situação. Eles vão entender. Isto é sério. - concluiu.

Ezeiza – Buenos Aires. 19:00

Trinta minutos depois, aterrizávamos em Ezeiza - Buenos Aires, para abastecer o avião.  O manifesto lido a bordo, deixado com os Tupamaros, chegara às redações dos jornais. Agências internacionais  informavam ao mundo  a notícia de um sequestro num país que escondia sua história aplastada pelas botas militares.

O sequestro tomava um novo rumo. O nome de cada um dos sequestradores havia sido divulgado. A presença das crianças, como parte da ação, também.
De nada valera a decisão de não mencionar meu nome, nem o dos meninos, nem a presença de uma segunda mulher para cobrir a ação, na possibilidade de que algo desse errado, como colocaram Andrada e André, pouco dias antes em Porto Alegre.

Todo o cuidado e cautela, daí por diante, seria pouco. Uma pequena distração, e um passageiro mais afoito poderia pegar uma das crianças e fazê-la de refém. Mudei de poltrona. Coloquei meus dois filhos do lado da janela e me acomodei no corredor. Escondi a arma embaixo da bolsa, e, concentrando-me, pus todas as minhas energias em estado de alerta.         

Um velho casal foram os únicos passageiros autorizados a deixarem o avião. Após duas horas de negociações, deixamos a capital de Gardel,  decolando em direção ao  Chile.

A noite, trazendo em seu cortejo as estrelas, cruzava o hemisfério sul, lenta e preguiçosa. As crianças, disciplinadas a dormir das 7 às 6h, não reclamariam até a manhã.

Nosso plano de comemorar o triunfo da Revolução Cubana, ficou postergado para os anos seguintes. Os passageiros, cansados, terminaram dormindo, enquanto nós, em estado de alerta, aguardávamos  a nova aterrissagem.


Voando, nada poderia nos acontecer. Nunca o céu me parecera tão seguro. A próxima parada era uma incógnita. Teriam condições técnicas para consertar o Caravelle? Abasteceriam sem problemas? Teria a Cruzeiro do Sul autorizado o abastecimento de combustível?

Aeropuerto Cerro Moreno - Antofogasta.  Chile. 0h17m.

Aterrizamos e decolamos em Cerro Moreno, Antofogasta, norte do Chile.

Chile, uma faixa no continente latino americano, beijada pelo Pacífico, coroada pelos Andes, abriga um povo muito especial. O Chile, que “nos ha dado tanto”: de Violeta Parra a Neruda, de Victor Jarra e Miguel Litin, ao heróico presidente Salvador Allende, que anos mais tarde seria assassinado no Palácio de La Moneda, defendendo seu país: “Pagaré con mi vida la libertad de mi pueblo.” 
Eduardo Frei, o então presidente, ordenou que atendessem ao pedido dos  sequestradores: reabastecer o avião.


Assim foi; em apenas 45 minutos, alçamos vôo dos Andes, com destino ao Peru.

Posts Mais Lidos

1996 - Direitos Humanos violados no Brasil e no Mundo

Ao longo das últimas décadas, o Brasil assinou uma série de convenções, tratados e declarações que visam a garantir os direitos humanos fundamentais em nosso país. Apesar disso, diariamente, pessoas sofrem por terem seus direitos violados. São humilhadas, maltratadas e, muitas vezes, assassinadas impunemente. Tais fatos repercutem mundialmente, despertando o interesse de diversas organizações não-governamentais, que se preocupam em garantir os direitos acima mencionados, como a Human Rights Watch, que, anualmente, publica uma reportagem sobre a situação dos direitos humanos em diversos países do mundo, e cujos relatos sobre o Brasil, nos anos de 1996 e 1997, serviram de base para o relato exposto a seguir. Relatório em 1996: O ano de 1996, no Brasil, foi marcado por massacres, violência rural e urbana, más condições penitenciárias e impunidade gritante. No dia 19 de abril, em Eldorado dos Carajás, Pará, a Polícia Militar, com ordem para evitar que cerca de duas mil famílias ocupassem

José Ibrahim- um herói do movimento operário

José Ibrahim- um herói do movimento operário 1968 marcou o século XX como o das revoltas - estudantis operárias, feministas, dos negros, ambientalistas, homossexuais. Todos os protestos sociais e mobilização política que agitaram o mundo como a dos estudantes na França, a Primavera de Praga, o massacre dos estudantes na México, a guerra no Vietnã se completam com as movimentos operários e estudantil no nosso pais. Vivíamos os anos de chumbo, o Brasil também precisava de sua primavera. Em Contagem, região industrial da grande Belo Horizonte, Minas Gerais, abriu caminho as grandes greves metalúrgicas coroada pela de 1968 em Osasco - região industrial de São Paulo onde brasileiros de fibra e consciência, miscigenam suas origens e raízes abalizadas pela particularidade brasileira, em plena luta contra a ditadura militar. Jose Ibrahim, 21 anos, eleito para a direção Sindical, jovem, líder por excelência, simplesmente parou todas as fábricas de Osasco, na época pólo central dos movimentos de

Inez Etienne - única sobrevivente da casa da morte em Petrópolis

Única sobrevivente da Casa da Morte, centro de tortura do regime militar em Petrópolis. Responsável depois pela localização da casa e do médico-torturador Amílcar Lobo. Autora do único registro sobre o paradeiro de Carlos Alberto Soares de Freitas, o Beto, que comandou Dilma Rousseff nos tempos da VAR-Palmares. Última presa política a ser libertada no Brasil. Aos 69 anos, Inês Etienne Romeu tem muita história para contar. Mas ainda não pode. Vítima há oito anos de um misterioso acidente doméstico, que a deixou com graves limitações neurológicas, ela luta para recuperar a fala. Cinco meses depois de uma cirurgia com Paulo Niemeyer, a voz saiu firme: DIREITOS HUMANOS: Ministra acredita na aprovação da Comissão da Verdade no primeiro semestre deste ano - Vou tomar banho e esperar a doutora Virgínia. Era a primeira frase completa depois de tanto tempo. Foi dita na manhã de quarta-feira, em Niterói, no apartamento onde Inês trava a mais recente batalha de sua vida. Doutora Virgínia é a fis