Pular para o conteúdo principal

2007 - Oscar Niemeyer faz 100 anos




O Brasil e o mundo festejaram Oscar Niemeyer


Regado à música brasileira, alegria, uma grande dose de desejo de longevidade o Brasil foi cumprimentar seu arquiteto maior, seu amigo, seu militante. O brasileiro que imortalizou as curvas de nossas montanhas, a beleza da mulher brasileira, o sentimento pátrio dando vida e beleza ao concreto recebia radiante seus amigos. Cada qual, com sua história, lembranças de quase séculos outras de poucos dias fizeram do dia 15 de dezembro de 2007, um dia inesquecível.
Ao cumprimentar o Ministro do Esporte – Orlando Silva, reafirmou sua crença no Triunfo da Revolução no Brasil. - Sim. Veremos este dia, afirmou sorrindo.
Oscar como “suele ser” nos emocionou com sua força, sua extrema ternura, sua determinação, sua vontade férrea de mudar a sociedade, onde um dia o homem poderá conviver em plena harmonia, tal qual sua obra.
Como diz Saramago em seu lindo depoimento no livro organizado pelo Comitê de Defesa da Humanidade – Capitulo Rio de Janeiro - “Nós, portugueses, nós, brasileiros (acabo de comprová-lo no Aurélio) não cumprimos anos, fazemo-los. Já se pensou no bonito que é mexer no tempo, empurrá-lo, estendê-lo, empurrá-lo, e a isto chamo eu vida, e de repente começar a receber e-mails, cartas, chamadas telefônicas de parentes e amigos que nos dizem: Parabéns, mais um ano . E nós respondemos: Bom trabalho me deu, mas aí está, feito . Aí estão agora estes cem, feitos por Oscar Niemeyer, amassados de todas as esperanças e razões do mundo, entregues nas mãos do futuro...”

... A Glória e a fama não ofuscaram o gênio e a integridade de Niemeyer. Continua ativo e criativo, sempre aliando a arte e o viver à ação política e a defesa dos ideais de solidariedade e de justiça social...” frisou o Presidente Lula.

“Darcy Ribeiro disse certa vez que o único de nós a ser lembrado no futuro será Oscar Niemeyer. A única coisa concreta que restará dos nossos tempos num futuro remoto será a obra indelével desse gênio da arquitetura mundial... “ relembrou Liszt Vieira.

Oscar, biologicamente pode fazer 100 anos. Oscar – o arquiteto que deu curvas ao concreto, todos os dias, a cada manhã banha-se de sonhos, cria, estuda, discute o mundo em que vivemos, rebela contra as injustiças sociais, vai e volta num recomeçar infinito prenhando de certezas e amor pela sua arte maior – a crença de que a cada dia, é o dia que construiremos um mundo melhor para todos.

Pelos seus sonhos;
Pelas formas do nosso país imortalizadas no mundo, e nas nossas cidades;
Pela coerência revolucionária;
Pela inconfundível concretude definindo a própria vida – uma entrada, uma curva, uma saída;
Pela vida;

Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2007
Marilia Guimarães

Posts Mais Lidos

1996 - Direitos Humanos violados no Brasil e no Mundo

Ao longo das últimas décadas, o Brasil assinou uma série de convenções, tratados e declarações que visam a garantir os direitos humanos fundamentais em nosso país. Apesar disso, diariamente, pessoas sofrem por terem seus direitos violados. São humilhadas, maltratadas e, muitas vezes, assassinadas impunemente. Tais fatos repercutem mundialmente, despertando o interesse de diversas organizações não-governamentais, que se preocupam em garantir os direitos acima mencionados, como a Human Rights Watch, que, anualmente, publica uma reportagem sobre a situação dos direitos humanos em diversos países do mundo, e cujos relatos sobre o Brasil, nos anos de 1996 e 1997, serviram de base para o relato exposto a seguir. Relatório em 1996: O ano de 1996, no Brasil, foi marcado por massacres, violência rural e urbana, más condições penitenciárias e impunidade gritante. No dia 19 de abril, em Eldorado dos Carajás, Pará, a Polícia Militar, com ordem para evitar que cerca de duas mil famílias ocupassem

José Ibrahim- um herói do movimento operário

José Ibrahim- um herói do movimento operário 1968 marcou o século XX como o das revoltas - estudantis operárias, feministas, dos negros, ambientalistas, homossexuais. Todos os protestos sociais e mobilização política que agitaram o mundo como a dos estudantes na França, a Primavera de Praga, o massacre dos estudantes na México, a guerra no Vietnã se completam com as movimentos operários e estudantil no nosso pais. Vivíamos os anos de chumbo, o Brasil também precisava de sua primavera. Em Contagem, região industrial da grande Belo Horizonte, Minas Gerais, abriu caminho as grandes greves metalúrgicas coroada pela de 1968 em Osasco - região industrial de São Paulo onde brasileiros de fibra e consciência, miscigenam suas origens e raízes abalizadas pela particularidade brasileira, em plena luta contra a ditadura militar. Jose Ibrahim, 21 anos, eleito para a direção Sindical, jovem, líder por excelência, simplesmente parou todas as fábricas de Osasco, na época pólo central dos movimentos de

Inez Etienne - única sobrevivente da casa da morte em Petrópolis

Única sobrevivente da Casa da Morte, centro de tortura do regime militar em Petrópolis. Responsável depois pela localização da casa e do médico-torturador Amílcar Lobo. Autora do único registro sobre o paradeiro de Carlos Alberto Soares de Freitas, o Beto, que comandou Dilma Rousseff nos tempos da VAR-Palmares. Última presa política a ser libertada no Brasil. Aos 69 anos, Inês Etienne Romeu tem muita história para contar. Mas ainda não pode. Vítima há oito anos de um misterioso acidente doméstico, que a deixou com graves limitações neurológicas, ela luta para recuperar a fala. Cinco meses depois de uma cirurgia com Paulo Niemeyer, a voz saiu firme: DIREITOS HUMANOS: Ministra acredita na aprovação da Comissão da Verdade no primeiro semestre deste ano - Vou tomar banho e esperar a doutora Virgínia. Era a primeira frase completa depois de tanto tempo. Foi dita na manhã de quarta-feira, em Niterói, no apartamento onde Inês trava a mais recente batalha de sua vida. Doutora Virgínia é a fis