Skip to main content

Posts

Showing posts from March 4, 2012

Felicidades companheiras

Trancadas na tecelagem incendiada, cento e trinta tecelãs morreram carbonizadas, numa violência desumana sem precedentes. Lutavam por melhores condições de trabalho e salario. Era 08 de março de 1857. Em homenagem as que discutem no senado, nas portas das fábricas, ficou estabelecido: hoje é o dia especial para dar aquele abraço que não foi possível quando ralar com as crianças era indispensável e ficava difícil fazê-lo, aquele beijo desejado postergado porque o telefone tocou insistente. Era Paulinho reclamando do pedido não enviado no dia anterior, do olhar no amanhecer quando já havia escapulido para o banheiro preparando-se para mais um dia de corre corre. Trocando fraldas, preparando o discurso para encerrar a assembleia, amarrando o cadarço do sapato branco que percorre corredores imensos num vai e vem ao atendimento ao homem que sentiu no final da noite uma dorzinha estranha no lado esquerdo do peito, mas que ele tem certeza que é problema na coluna. Sempre olvidam que p…

MANIFESTO DOS CINEASTAS BRASILEIROS EM APOIO À COMISSÃO DA VERDADE

05 de março de 2012

Nós, cineastas brasileiros, expressamos a nossa preocupação com as frequentes manifestações de militares confrontando as instituições democráticas e o próprio estado de direito. Todos os cidadãos brasileiros têm o direito de conhecer o que foram os 21 anos de ditadura militar instaurada com o golpe de 1964. É preciso que a Comissão da Verdade, instituída para esclarecer fatos obscuros daquele período, em que foram cometidas graves violências institucionais, perseguições, torturas e assassinatos, tenha plenas condições e apoio da sociedade brasileira para realizar essa tarefa histórica. Repudiamos os ataques desses setores minoritários das Forças Armadas brasileiras, que de forma alguma irão obstruir as investigações que devem ser iniciadas o quanto antes. Estaremos atentos para que tal comissão seja composta por pessoas comprometidas com a democracia e com a verdade.

1. João Batista de Andrade
2. Roberto Gervitz
3. …

Exposição Aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Exposição Aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Mostra inédita reúne fotos e sons de aves raras e exuberantes que podem ser observadas no Jardim Botânico a céu aberto
Um dos pontos turísticos mais freqüentados da cidade recebe a partir do dia 14 de fevereiro a exposição Aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A mostra reúne imagens de aves, em sua maioria nativas da Mata Atlântica e outras migratórias, que se alimentam e reproduzem no Jardim Botânico, propiciando um verdadeiro espetáculo não só para ornitólogos, fotógrafos de natureza e observadores de aves, mas para o público em geral. As fotografias, de Lena Trindade, fazem parte de uma seleção das 152 espécies apresentadas no Guia das Aves do Jardim Botânico, uma das primeiras publicações do gênero no Brasil, que está sendo lançada dia 14 de fevereiro após quatro anos de pesquisa.
Além das 14 fotos, a exposição apresenta uma projeção de todas as imagens do guia acompanhada do som de cerca de 50 aves, gravadas pelo especiali…