Pular para o conteúdo principal

NESTA TERRA, NESTA INSTANTE - 10 parte



Jorge Chavez  - Lima. Perú. 2h10m.

Lima, a de Vallejo e Chabuca Grande, qual gema preciosa incrustada  na história, nos recebeu  cheia de surpresas. Hoje não chove em Lima, e não tenho vontade de morrer...
contrariei Vallejo.

O avião parqueou engasgado. Aos  poucos, tensos e famintos, os passageiros despertavam para a realidade.
- Este vôo iria até Porto Alegre. - esclarecia novamente a aeromoça, preocupada com as consequências da falta de água e comida nas próximas horas.
Ainda era manhã mas o calor se tornava insuportável. Duas horas haviam passado e as autoridades peruanas não liberavam a manutenção do avião, alegando não dispor de equipamento adequado.
-          Neste aeroporto, não dispomos de condições técnicas para abastecer o avião. O birreator  Caravelle é um modelo obsoleto. Não temos a bomba para descomprimir o combustível e nem aparelhagem elétrica para ligar as turbinas.- explicou o comandante. O equipamento que faz este avião sair do chão não existe neste aeroporto. Contudo, a Cruzeiro está disposta a colocar uma nova aeronave para vocês chegarem ao seu destino.
-  Não sairemos daqui. - devolveu Andrada.
- Queremos sair daqui!!!- gritou uma senhora.  Louca, desvairada, inconseqüente, desumana! – me fuzilava com o olhar. Como pode expor assim seus filhos, sua maluca!?

Todos assistiam preocupados àquela explosão. O terror vazava pelos olhos espantados dos passageiros.
- Calma! Calma,  por favor. - pedia desesperado o marido.
André foi até o assento da passageira e a acalmou, alegando o óbvio.
- Não vamos retroceder. Nada acontecerá, se ficarem sossegados. É apenas uma questão de tempo.

Tempo. Tempo de amar. Tempo de ser feliz. Tempo de liberdade. Tempo de guerra, para encontrar a paz. Tempo de esperar.

- Ninguém pode deixar seu lugar. Para ir ao banheiro, somente acompanhado de um de nós. - determinou André.

Aproximava-se o meio dia, o sol abrasante  queimava a aeronave, quando apareceram os primeiros simpatizantes que foram se aglomerando na varanda do aeroporto.
Faixas e mais faixas com palavras de ordem revolucionárias, coloriam a tensão e  passavam  a solidariedade tão necessária em momentos difíceis.

-          As turbinas não ligam; sem as baterias apropriadas  os motores não voltarão a funcionar. As empresas peruanas não usam Caravelles. Este aeroporto não está aparelhado  para atender a este tipo de avião. Só temos uma solução para o impasse: trocar de avião. A Cruzeiro do Sul  vai mandar outro.- de novo a fala segura do comandante.

Ouvimos perplexos a sua voz serena. Sem dúvida, um homem experiente, acostumado às peripécias que nos prega a vida, como estar  sequestrado em pleno Andes, responsável por tantas pessoas, negociando para todos e, para si próprio, a liberdade.
- Precisamos conversar.- pediu André.

Até aquele momento, apesar do desvio de rota, nada parecia tão complicado. Alguns inconvenientes passíveis de solução. A presença de jornalistas na pista do aeroporto, apinhado de gente, dava-nos uma certa segurança. 
- Não sairemos deste avião. Custe o que custar.- reafirmou Andrada. Morreremos, se preciso for. Estamos dispostos a morrer. De nada adianta tentar nos persuadir. Compreendeu, comandante?

Amaral afastou-se devagar, olhando-me serenamente.
- Tudo bem, vou passar esta informação às autoridades brasileiras e à companhia aérea.
Através do rádio, comunicou à torre nossa decisão. Regressou mais animado:
- Desejo conversar com a mãe das crianças.
-  Para quê?
- Não sairemos daqui vivos. - confessou-me,  sem responder à pergunta. Mais cedo ou mais tarde, vocês vão ter que sair.
- Sair?
-          Sair. Tirados à força. Sem água. Sem comida. É uma questão de tempo. Estas crianças vão morrer de fome. Vocês não vão aguentar.
Tentei interpelá-lo.
-           Ouça-me, pediu. O presidente Velasco Alvarado está disposto a oferecer-lhe asilo político. O próprio ministro virá até o avião,  acompanhado de jornalistas, para garantir sua integridade física. Garantem que nada lhes sucederá. Não interessa  ao governo nenhum confronto em solo peruano. São democratas e reconhecidos pelo povo.

Meus companheiros entreolharam- se aflitos. Que decisão tomaria, agora que a negociação mudara  tão repentinamente de mãos?

Eu, que fora posta à margem de tantas decisões... das mais simples às mais secretas, que tivera meus filhos afastados do meu convívio, para garantirem o sequestro... Neste instante, o destino de todos, nas minhas mãos: passageiros, tripulantes, companheiros, meus próprios filhos... sim! Meus filhos, acima de todos. Olhei para os dois. Tão lindos, tão carentes de infância, de juventude e de maturidade. Tão pequeninos! Por eles, por todas as crianças do meu triste país, pelos que têm o direito de conhecer o mar, pelo direito que todos têm de ser felizes, como dizia Martí. Por todos eles.

- Deixe-me a sós com meus companheiros, por favor. - pedi.
 André ía falar. Cortei.
-          Eu não vou deixá-los. Não agora. Antes que vocês aparecessem na minha vida, eu já cogitava em sair do Brasil. Um dia, conversaremos sobre este momento. Conversaremos. Chamem o comandante, por favor...
- Eu.
- Eu vou ficar! Agradeça ao Governo Peruano a delicadeza do gesto. Agradeça aos jornalistas a solidariedade. Diga ao governo brasileiro que não vou descer deste avião.
- Não quer pensar um pouco mais?- pediu.
-          Não. Não preciso pensar, para decidir o que há muito está decidido. Não sairei deste avião.
Voltou três vezes, tentando dissuadir-me:
- Mas se a senhora...
-          Por favor, não insista.

Coçou a cabeça pensativo, preocupado. Afinal, sua vida também estava em jogo. Visivelmente nervoso, completou:
- Se você não vai mesmo sair deste avião, aviso que na parte traseira há uma porta que abre. Vocês  devem ficar de olho nela. Seja o que deus quiser. Vou transmitir sua decisão ao representante do ministro de Relações Exteriores.
-          Tudo bem. - respondi secamente.
Todos me olhavam. Uns, tranquilos diante do inevitável; outros, resignados, exceto aquela senhora.

Que sabia aquela mulher de sofrimento, que sabia das torturas e torturados, que sabia de liberdade, de pão, de sede e frio? Do povo massacrado, sofrido, sem esperança?  Dos nossos sonhos de liberdade? Da alegria, ao ver as crianças de rua em escolas, de homens e mulheres não violentados, trabalhando com dignidade? Do amor à pátria? Um dia, talvez saberia. Eu não estava expondo meus filhos. Estava impedindo que eles fossem torturados em nome da ordem e do progresso.
Sairíamos ilesos, fisicamente; tinha essa certeza, acontecesse o que acontecesse. Perder nunca fez parte do no meu propósito de vida. 

-          Abra a porta dos fundos, imediatamente! Um de nós vai ficar lá de plantão... André!

O cheiro insuportável do banheiro impregnava toda a nave. Doze horas haviam se passado, desde que  saíramos de Antofogasta. A água do banheiro havia esgotado. Todo e qualquer tipo de alimentação nos faltava. Estávamos famintos e sedentos. Setenta e duas horas sem dormir faziam uma grande diferença, bem como a fome e a sede. Todo um ano de clandestinidade servira para o aprendizado de ficar alerta por muito mais tempo que o habitual. Sabia que podemos viver, sem perder peso, durante trinta dias, somente ingerindo leite. Para as crianças, tudo bem. Havia leite suficiente para uma semana. Mas, e água? Em menos de 24 horas acabaria.
Este sequestro tinha hora e dia marcados para terminar. Meu tempo de espera e negociação estavam cronometrados em relação direta à quantidade de leite e de água para os meninos.

Fazia mais de duas horas que o co-piloto não aparecia. Por que não regressa com notícias?
- Os jornalistas estão muito perto. Devemos ter muito cuidado. Entre eles pode haver infiltrados. - comentou Andrada bastante preocupado.
- Querem tirar fotos das crianças.- disse André.
- Claro que não! Não devemos aparecer. O Manifesto deixado em Buenos Aires nos identificou, mas eles não nos conhecem. Se a situação muda, podemos nos confundir com os demais.
- Ilusão a sua. - resmungou Conga.
-  Ilusão?
- Severina meteu a cara na janela e foi fotografada; Athos também.
-          Não acredito! Não sabem que não podemos nos expor?
-          Deram até entrevista!
-          Entrevista!? Vá à cabine, Andrada! Acabe com isso! Merda, merda! Se identificam a primeira mulher, encontrar-me é um segundo. Como fizeram isso, meu deus? Não queremos violência! Nem mortes! Muito menos mortes!!!
Onde está o co-piloto Hélio? Quero falar urgente com ele!
-          Está lá fora.
-          Lá fora?!
- Estão dizendo que os sequestradores abriram a guarda. - comentou, nervoso, Conga.
- Abriram a guarda!? Nunca abriremos a guarda.- olhei para André e Andrada.  Seus olhos estavam mudos.
- A situação está preta. O exército está retirando os jornalistas da pista. Estão entrando alguns tanques.
-          Tanques?
-           Tanques de guerra, olhe pela janela.

Lá vinham eles, posicionando-se ao redor, sem nenhuma discrição. Imponentes, sombrios, dominadores.
- Vão invadir o Caravelle? - comentou um passageiro.
- É só uma questão de tempo. - respondeu outro.
- Nada mais de fotos. Nem de chegadas às janelas. Cada qual em seus postos.- pedi a Andrada que ordenasse.
- Não podemos colocar nossas vidas em jogo. Isto é o cúmulo da irresponsabilidade!- completei furiosa.
Entre medo e euforia, uma discreta alegria invadiu os passageiros. Vozes sussurradas podiam agora ser ouvidas.

A tarde caía sobre Lima. Cinzenta, chorona, quase triste. Tenho medo das tardes assim. Frustradas, sem o acariciar dos últimos raios do sol, costumam ser perigosas. Trazem consigo séculos de angústia e miséria. 

Mas Lima é diferente. Tem a força dos deuses Incas, elocubrei.  Assim seria. Ganharíamos o céu qual objeto não identificado, misteriosamente como toda a cultura andina.

 Jazmines en pelo y rosas en la cara
Airosa caminada la flor  de la canela...cantava Chabuca.

A euforia dos primeiros momentos havia passado. O aeroporto deserto de solidariedade, abrigava a repressão, o terror, o silêncio.
O olhar, antes voltado para as mensagens de vitória e paz, se concentrava sorrateiro através de pequenas frestas, atento a cada movimento, a cada gesto. Num piscar de olhos, podíamos ser invadidos.
As negociações haviam parado. Só silêncio e espera. As crianças brincavam no corredor, ora de pique-esconde, ora  atirando-se nas poltronas, ora correndo no curto espaço e caindo nos braços de André.
- Você acha que este passageiro está com dor de barriga? - perguntou André.
- Pode ser... respondi.
- Quando sair do banheiro, vamos ver.
-          André, são pedaços de passaporte, papéis também. Olha aqui! Uma lista com nomes de brasileiros! Para que serve?
-          Não sei, vamos guardar?
-Conga, vá até o assento deste senhor verificar do que se trata.- pediu André.
- A mala diplomática foi rasgada.- voltou Conga com a nova.
-          Mala diplomática!?
-           Alguém emprestou uma faca. Não sei, pois o rasgo é grosseiro. 
-    Chama o Andrada!
- Que fazemos com esta mala?
- Vamos pensar depois. Entregaremos quando chegarmos, ou não sei.- comentou.

De súbito, veio a ansiada resposta.
-          Finalmente, chegaram o gerador e o mecânico chileno que fará funcionar as turbinas. - anunciou contente, o co-piloto. Dentro de poucas horas poderemos partir.
Enquanto não estivéssemos no céu, poderíamos ser invadidos pela polícia. No fundo, todos torciam pela chegada, sãos e salvos, à famosa ilha de Fidel. 

Após 27 horas de terror, quase às 6h da manhã, levantamos vôo com destino a nossa próxima escala:
Panamá.

De todos os  países, o Panamá era, sem dúvida, o mais  temido. Estaríamos em solo americano. FBI, CIA. Passaríamos ilesos? Que surpresa nos reservava a  próxima escala? Cada segundo vivido seria uma vitória, e estas  últimas horas eram decisivas. Estava cansada, muito cansada. Os meninos dormiam novamente. Comecei a chorar. Se chorasse, não dormiria. Não podia dormir. 

Posts Mais Lidos

1996 - Direitos Humanos violados no Brasil e no Mundo

Ao longo das últimas décadas, o Brasil assinou uma série de convenções, tratados e declarações que visam a garantir os direitos humanos fundamentais em nosso país. Apesar disso, diariamente, pessoas sofrem por terem seus direitos violados. São humilhadas, maltratadas e, muitas vezes, assassinadas impunemente. Tais fatos repercutem mundialmente, despertando o interesse de diversas organizações não-governamentais, que se preocupam em garantir os direitos acima mencionados, como a Human Rights Watch, que, anualmente, publica uma reportagem sobre a situação dos direitos humanos em diversos países do mundo, e cujos relatos sobre o Brasil, nos anos de 1996 e 1997, serviram de base para o relato exposto a seguir. Relatório em 1996: O ano de 1996, no Brasil, foi marcado por massacres, violência rural e urbana, más condições penitenciárias e impunidade gritante. No dia 19 de abril, em Eldorado dos Carajás, Pará, a Polícia Militar, com ordem para evitar que cerca de duas mil famílias ocupassem

José Ibrahim- um herói do movimento operário

José Ibrahim- um herói do movimento operário 1968 marcou o século XX como o das revoltas - estudantis operárias, feministas, dos negros, ambientalistas, homossexuais. Todos os protestos sociais e mobilização política que agitaram o mundo como a dos estudantes na França, a Primavera de Praga, o massacre dos estudantes na México, a guerra no Vietnã se completam com as movimentos operários e estudantil no nosso pais. Vivíamos os anos de chumbo, o Brasil também precisava de sua primavera. Em Contagem, região industrial da grande Belo Horizonte, Minas Gerais, abriu caminho as grandes greves metalúrgicas coroada pela de 1968 em Osasco - região industrial de São Paulo onde brasileiros de fibra e consciência, miscigenam suas origens e raízes abalizadas pela particularidade brasileira, em plena luta contra a ditadura militar. Jose Ibrahim, 21 anos, eleito para a direção Sindical, jovem, líder por excelência, simplesmente parou todas as fábricas de Osasco, na época pólo central dos movimentos de

Inez Etienne - única sobrevivente da casa da morte em Petrópolis

Única sobrevivente da Casa da Morte, centro de tortura do regime militar em Petrópolis. Responsável depois pela localização da casa e do médico-torturador Amílcar Lobo. Autora do único registro sobre o paradeiro de Carlos Alberto Soares de Freitas, o Beto, que comandou Dilma Rousseff nos tempos da VAR-Palmares. Última presa política a ser libertada no Brasil. Aos 69 anos, Inês Etienne Romeu tem muita história para contar. Mas ainda não pode. Vítima há oito anos de um misterioso acidente doméstico, que a deixou com graves limitações neurológicas, ela luta para recuperar a fala. Cinco meses depois de uma cirurgia com Paulo Niemeyer, a voz saiu firme: DIREITOS HUMANOS: Ministra acredita na aprovação da Comissão da Verdade no primeiro semestre deste ano - Vou tomar banho e esperar a doutora Virgínia. Era a primeira frase completa depois de tanto tempo. Foi dita na manhã de quarta-feira, em Niterói, no apartamento onde Inês trava a mais recente batalha de sua vida. Doutora Virgínia é a fis