Skip to main content

Artistas e Intelectuales do mundo em apoio a Rafael Correa Delgado e


                  porlarevolucionciudadana@gmail.com

Neste  17 de Fevereiro de 2013, teremos eleições para Presidência no  Ecuador.   Lutar pela paz, igualdades e emancipação  dos povos, nos sentimos obrigados a expressar nosso apoio a RAFAEL CORREA DELGADO y la REVOLUÇÃO CIDADANIA, processo democrático que não somente materializa –se pela primeira vez  historia equatoriana um  verdadeiro projeto de justiça social para maiorias historicamente marginadas, mas também tem sido uma força fundamental en la concretização do projeto  histórico de la Pátria Grande, junto a Fidel, Hugo Chávez, Evo Morales, Cristina Fernández, Lula, Dilma Rousseff, entre outros lídereslatino-americanos.
O neoliberalismo e as oligarquias nacionais, que dominaram ao largo e sofrido Século  XX, nos quiseram fazer crer que a historia já não seria mais, e que a única ordem possível  era   a do mercado seu controle hegemónico por parte del império sus seus  grupos de poder. Não  contavam  com o  despertar dos povos  preteridos que começaram a levantar -se com força  desde cada uma de suas expressões culturais concretas, para mostrar – lhes  que a historia radica precisamente en la luta por construir um mundo más democrático, justo, solidário no qual se reconheça as diferencias de igualdade,  que agora são os povos que as escrevem.
 Neruda dizia em seu  Canto a Bolívar: “Despierto cada cien años, cuando despierta el pueblo”. Vários são os  perigos e desafios que que tem que de enfrentar os processos progressistas de América Latina, e  Equador não é uma exceção. Atacada permanentemente pelo poder financeiro e mediático desde enormes médios corporativos de informação que coordenam suas ações ofensivas a nível hemisférico e inclusive seriamente ameaçada em  2010 na tentativa   de golpe de estado, la Revolução Cidadã vem desmontando os mecanismos de dominação que sustentam o status quo e tem propiciado enormes transformações  sociais, democráticas e integracionistas.
Por isso, todos que compartimos este sonho de emancipação, justiça e unidade, conscientes de que só a união dos esforços  a integração de variadas formas que a esquerda encontra para expressar em cada situação concreta nos levará a realidade de que o sonho de outro mundo é possível.
Manifestamos nosso decidido apoio a Rafael Correa Delgado, indiscutível líder del Equador, e que no próximo dia 17 de fevereiro será eleito pelo seu povo  para continuar a Revolução Cidadã.
Red de Intelectuales, Artistas y Lutadores  Sociais em Defesa de la Humanidade

Comments

Popular posts from this blog

SOU FELIZ, SOU MUITO FELIZ - OBRIGADA EDUARDO GUIMARÃES

Edu, sempre amou Fernando Pessoa.  Seu livro de cabeceira preferido. Nunca dorme sem um pequeno verso. Amo você garoto!.


O guardador de rebanhos Eu nunca guardei rebanhos,
Mas é como se os guardasse.
Minha alma é como um pastor,
Conhece o vento e o sol
E anda pela mão das Estações
A seguir e a olhar.
Toda a paz da Natureza sem gente
Vem sentar-se a meu lado.
Mas eu fico triste como um pôr de sol
Para a nossa imaginação,
Quando esfria no fundo da planície
E se sente a noite entrada
Como uma borboleta pela janela.
Mas a minha tristeza é sossego
Porque é natural e justa
E é o que deve estar na alma
Quando já pensa que existe
E as mãos colhem flores sem ela dar por isso.
Como um ruído de chocalhos
Para além da curva da estrada,
Os meus pensamentos são contentes.
Só tenho pena de saber que eles são contentes,
Porque, se o não soubesse,
Em vez de serem contentes e tristes,
Seriam alegres e contentes.
Pensar incomoda como andar à chuva
Quando o vento cresce e parece que chove mais.
Não tenh…

Do capim gordura a brachiaria II

Cheguei uma hora antes. Coisas de engenharia de transito. Sai na hora viável atrasa, se antes corre o risco de adiantar tanto como uma hora de antecedência, por exemplo. Assim foi. Evaldo sai da sala e depara comigo adiantadissssssssima. Um abraço feliz, perguntas sobre a família, esposa. O corriqueiro agradável.
- Aqui de volta. Faz um ano de toda aquela loucura. Hora de novos exames - brinquei
- Certo – argumentou tranqüilo. O calor está insuportável. Não chove, a plantação padece. O capim fica todo calcinado, o gado sofre.
- No interior também a seca está castigando dessa maneira?
- E, como? Sorte minha ter um caseiro boa gente, preocupado cuidadoso, que aprendeu a importância da terra, da preservação da água, do cuidado com o solo. Da necessidade de alternar o capim para fertilizar a terra. Errei algumas vezes, mas apostei na solidariedade.Mulher e sete filhos.
Tomei como meta três situações: preservar um pedaço da mata atlântica, dar educação aos sete filhos do casal, todos hoje…

A UM ESTRANHO - WALT WHITMAN

A um Estranho Estranho que passa! você não sabe com quanta saudade eu lhe olho,
Você deve ser aquele a quem procuro, ou aquela a quem procuro, (isso me vem, como em um sonho,)
Vivi com certeza uma vida alegre com você em algum lugar,
Tudo é relembrado neste relance, fluído, afeiçoado, casto, maduro,
Você cresceu comigo, foi um menino comigo, ou uma menina comigo,
Eu comi com você e dormi com você – seu corpo se tornou não apenas seu, nem deixou o meu corpo somente meu,
Você me deu o prazer de seus olhos, rosto, carne, enquanto passamos – você tomou de minha barba, peito, mãos, em retorno,
Eu não devo falar com você – devo pensar em você quando sentar-me sozinho, ou acordar sozinho à noite,
Eu devo esperar – não duvido que lhe reencontrarei,
Eu devo garantir que não irei lhe perder.