Pular para o conteúdo principal

Domingueira poetica


Esses são os versos de Chico Buarque, musicados por Francis Hime, especialmente para a canção-tema do filme "A Noiva da Cidade", dirigido por Alex Viany em homenagem a Humberto Mauro. É deles, juntamente com o poeta Paulo Cesar Pinheiro, toda a linda trilha sonora do filme, que inclui, por exemplo, a antológica "Passaredo".
O filme foi rodado em 1978 em Volta Grande - MG (modéstia à parte, minha cidade...) e arredores, como foi o caso de Angustura, belíssimo distrito de Além Paraíba.
Um grande elenco participou: Elke Maravilha, Grande Otelo, Betina Viay, Carlos Imperial, Suzana Faini, Flávio Migliacio, Zé Rodrix, o próprio Humberto Mauro e outros.
"A Noiva da Cidade" será exibido no dia 21 de julho, sábado, às 10 horas, pelo Cine Forum Uniarte, no Auditório Tucker - Bennett - Rio (vejam cartaz anexo), graças ao Prof. André Martins Borges, Diretor do Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba, que conseguiu uma das raras cópias na Cinemateca do MAM -Rio,  conseugiu também que o CTAV / MinC a recuperasse e obteve a autiorização das famílias de Alex Viany e de Humberto Mauro para exibi-la.
Antes da projeção do filme acontecerá uma homenagem póstuma da FNTF - Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários e do SESEF - Serviço Social das Estradas de Ferro ao Agente de Estação Emérito Anbtonio Matolla, que faria 101 anos de idade em outubro próximo e que trabalhou e residiu em Volta Grande, onde nasceram alguns de seus filhos.
Após o filme, que terá entrada franca, a Confraria da Mineiridade promoverá um almoço típico mineiro opcional na Praça de Alimentação do Bennett, com o custo de R$ 12,00 (doze reais) - resevas diretamente com a Cantina do Bennett - Tel. (21) 3281-7436.
Para completar a Domingueira, quem dispuser de 4 minutos e tiver interesse, pode ouvir "A Noiva da Cidade", em uma bela e delicada interpretação de Raíssa Amaral, em Piracicaba - SP. Para isso, clicar no link abaixo: 

Um lindo domingo com poesia, música e cinema para Vocês.
Saudações mineirianas e "maurianas".

Victor

Posts Mais Lidos

1996 - Direitos Humanos violados no Brasil e no Mundo

Ao longo das últimas décadas, o Brasil assinou uma série de convenções, tratados e declarações que visam a garantir os direitos humanos fundamentais em nosso país. Apesar disso, diariamente, pessoas sofrem por terem seus direitos violados. São humilhadas, maltratadas e, muitas vezes, assassinadas impunemente. Tais fatos repercutem mundialmente, despertando o interesse de diversas organizações não-governamentais, que se preocupam em garantir os direitos acima mencionados, como a Human Rights Watch, que, anualmente, publica uma reportagem sobre a situação dos direitos humanos em diversos países do mundo, e cujos relatos sobre o Brasil, nos anos de 1996 e 1997, serviram de base para o relato exposto a seguir. Relatório em 1996: O ano de 1996, no Brasil, foi marcado por massacres, violência rural e urbana, más condições penitenciárias e impunidade gritante. No dia 19 de abril, em Eldorado dos Carajás, Pará, a Polícia Militar, com ordem para evitar que cerca de duas mil famílias ocupassem

José Ibrahim- um herói do movimento operário

José Ibrahim- um herói do movimento operário 1968 marcou o século XX como o das revoltas - estudantis operárias, feministas, dos negros, ambientalistas, homossexuais. Todos os protestos sociais e mobilização política que agitaram o mundo como a dos estudantes na França, a Primavera de Praga, o massacre dos estudantes na México, a guerra no Vietnã se completam com as movimentos operários e estudantil no nosso pais. Vivíamos os anos de chumbo, o Brasil também precisava de sua primavera. Em Contagem, região industrial da grande Belo Horizonte, Minas Gerais, abriu caminho as grandes greves metalúrgicas coroada pela de 1968 em Osasco - região industrial de São Paulo onde brasileiros de fibra e consciência, miscigenam suas origens e raízes abalizadas pela particularidade brasileira, em plena luta contra a ditadura militar. Jose Ibrahim, 21 anos, eleito para a direção Sindical, jovem, líder por excelência, simplesmente parou todas as fábricas de Osasco, na época pólo central dos movimentos de

Inez Etienne - única sobrevivente da casa da morte em Petrópolis

Única sobrevivente da Casa da Morte, centro de tortura do regime militar em Petrópolis. Responsável depois pela localização da casa e do médico-torturador Amílcar Lobo. Autora do único registro sobre o paradeiro de Carlos Alberto Soares de Freitas, o Beto, que comandou Dilma Rousseff nos tempos da VAR-Palmares. Última presa política a ser libertada no Brasil. Aos 69 anos, Inês Etienne Romeu tem muita história para contar. Mas ainda não pode. Vítima há oito anos de um misterioso acidente doméstico, que a deixou com graves limitações neurológicas, ela luta para recuperar a fala. Cinco meses depois de uma cirurgia com Paulo Niemeyer, a voz saiu firme: DIREITOS HUMANOS: Ministra acredita na aprovação da Comissão da Verdade no primeiro semestre deste ano - Vou tomar banho e esperar a doutora Virgínia. Era a primeira frase completa depois de tanto tempo. Foi dita na manhã de quarta-feira, em Niterói, no apartamento onde Inês trava a mais recente batalha de sua vida. Doutora Virgínia é a fis