Pular para o conteúdo principal

2010 -06/07 - Eleicoes 2010

Definidas as candidaturas, entre acordos tácitos e compromissos pré estabelecidos, faixas, palavras de ordem, alianças o brasileiro se embaralhou na jogada política e caiu feliz no campo verde vendo a bola correr de pé a pé jogando sua esperança de sorrir, gritar num som gutural saído da alma auriverde o Golllllllllllllllll que nos levaria ao hexa. Ficamos nas 4tas de finais, menos mal , pior teria sido no último dia ter que deixar a mágica África cabisbaixo numa vitória historicamente planejada para ficar na Europa.
A realidade agora é outra. Forte, de responsabilidade não menos emocionante, cheia de dúvidas, de batidas fortes nestes corações sempre dispostos a ir a luta. Ficamos entre um Sergio e dois Fernandos - um Gabeira e outro Peregrino - o Rio saiu ganhando.
Avaliar , escolher entre 3 candidatos é mais fácil do que decidir entre dois. Os candidatos dos pequenos partidos participam da disputa eleitoral com a finalidade de criar condições futuras de crescimento político no cenário nacional, mas vale a pena conferir.
Hoje, começa a campanha eleitoral. Devemos olhar com cuidado. Cobrar promessas, verificar gastos públicos, fiscalizar hospitais, escolas, projetos elaborados. Enfim, participar ativamente neste processo. Afinal, o futuro da nossa sociedade depende única e exclusivamente do nosso voto criterioso e consciente. Nossa Constituição nos garante em seu Artigo 1º.
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Temos o dever de exercer nossa cidadania.

Posts Mais Lidos

1996 - Direitos Humanos violados no Brasil e no Mundo

Ao longo das últimas décadas, o Brasil assinou uma série de convenções, tratados e declarações que visam a garantir os direitos humanos fundamentais em nosso país. Apesar disso, diariamente, pessoas sofrem por terem seus direitos violados. São humilhadas, maltratadas e, muitas vezes, assassinadas impunemente. Tais fatos repercutem mundialmente, despertando o interesse de diversas organizações não-governamentais, que se preocupam em garantir os direitos acima mencionados, como a Human Rights Watch, que, anualmente, publica uma reportagem sobre a situação dos direitos humanos em diversos países do mundo, e cujos relatos sobre o Brasil, nos anos de 1996 e 1997, serviram de base para o relato exposto a seguir. Relatório em 1996: O ano de 1996, no Brasil, foi marcado por massacres, violência rural e urbana, más condições penitenciárias e impunidade gritante. No dia 19 de abril, em Eldorado dos Carajás, Pará, a Polícia Militar, com ordem para evitar que cerca de duas mil famílias ocupassem
Participe do IX ENCONTRO INTERNACIONAL DE INTELECTUAIS E ARTISTAS EM DEFESA  DA HUMANIDADE View more documents from Eduardo Guimaraes .

José Ibrahim- um herói do movimento operário

José Ibrahim- um herói do movimento operário 1968 marcou o século XX como o das revoltas - estudantis operárias, feministas, dos negros, ambientalistas, homossexuais. Todos os protestos sociais e mobilização política que agitaram o mundo como a dos estudantes na França, a Primavera de Praga, o massacre dos estudantes na México, a guerra no Vietnã se completam com as movimentos operários e estudantil no nosso pais. Vivíamos os anos de chumbo, o Brasil também precisava de sua primavera. Em Contagem, região industrial da grande Belo Horizonte, Minas Gerais, abriu caminho as grandes greves metalúrgicas coroada pela de 1968 em Osasco - região industrial de São Paulo onde brasileiros de fibra e consciência, miscigenam suas origens e raízes abalizadas pela particularidade brasileira, em plena luta contra a ditadura militar. Jose Ibrahim, 21 anos, eleito para a direção Sindical, jovem, líder por excelência, simplesmente parou todas as fábricas de Osasco, na época pólo central dos movimentos de