Skip to main content

Posts

Showing posts from May 1, 2011

Aurora Feliu - As maes brasileiras

Bueno, hoy que no estoy cerca de mi madre, para..bueno decirle cuánto la quiero y lo importante que es y además para su cumpleaños, pues quiero regalarle un trocito de una canción, un clásico de Silvio (Rodríguez) y un trocito que dice mucho de lo que siento, no? Hoy. Además quiero dedicarla a todas las madres, especialmente a aquellas que no tienen cerca a sus hijos hoy.. y en particular a Marilia, una enorme...grandísima mujer, a través de la cual llega el mensaje a las madres brasileras.
(...) No quisiera un fracaso
en el sabio delito
que es recordar..
y en el inevitable defecto
que es la nostalgia de cosas
pequeñas y tontas
como, en el tumulto,
pisarte los pies
y reír, y reír y reír..
madrugadas sin ir a dormir..
es distinto sin tí,
MUY distinto sin tí" (...)

Àquelas mães heroínas sofredoras de um tempo cruel de espera

Despertei enjoada, uma pequena cólica estranha. Levanto devagar, bem devagarzinho porque algo me molestava e semi dormida não entendia bem o quê? Vou ao banho, me deparo com gotas de sangue.
Fausto, fausto – alguma coisa errada comigo. Estou sangrando.
Em instantes, estava no carro em direção a maternidade. Marinheiro, de primeira viagem, suele ser assim.
Nada. Rebate falso alega o doutor. Dilatação zero.Volte quando as contrações aumentarem. A cada meia hora está de bom tamanho.
Que loucura é essa? Quando as dores chegarem de meia em meia hora volto? Ouvi bem? Mas por onde vai nascer este bebe? Ë grande demais. Sou pequenina. De passo só tenho está barriga.
Por onde anda Dr. Botelho? Seguro faria cesariana. Foi sua ultima observação dias atrás. Não acreditava pelas dimensões do bebe que pudesse acontecer um parto normal.
Já liguei. Está no sitio, volta no domingo à noite, e hoje é sábado.
Não posso acreditar.
Pois assim é. Hoje, casa meu irmão e vamos à boda. Esta criança não via na…

Silvio Rodriguez e Marilia guimarães

Em noite, de trovadores, recuerdos e um tantão de felicidades.

Te Amaré - Silvio Rodriguez

Não sei se por Vinicius de Moraes, se pelo sol que assoma pela janela timido prenunciando um dia lindo, se pela saudade.. O certo é que desde as obras primas de Silvio Rodriguez aos sambas deliciosos de Martinho da Vila, ou um poema de Mário Quintana, passando por Waldo Leyva - os sábados são especiais. Muito especiais.

Quatro tanquistas e um perro + uma infancia feliz

Marcello e Eduardo meus dois amores insuperavéis disfrutaram de uma infancia pra lá de feliz. Entre os estudos, o mar,o convivio com meus poetas trovadores, Luly - a menina olhando pela janela até que um dia acercou-se, Allu, Mari hijos de Lurdes que cantava lindo, lindo todas as canções de Maysa.Entre a comedia silente - classicos de Charles Chaplin, Toqui um desenho animado espetacular, Elpidio Valdez, tudo isso misturado na voz de Jair Rodriguez cantando o "Bloco de sujos"e,.... muchas cosas más.
Tudo isso tem nome - saudade. Edu encontrou no google videos os 4 tanquistas eum perro,mandou para mi.Nicholas meu primeiro neto, se apaixonou por Silvio e ouvia sem parar "Mujeres e Cassiopéia" aos dois anos de idade. Vitória tem outras precuopações como levar meu 1o. livro distribuir na escola, explicar aos 6 anos a seus coleguinhas o que era ditadura e que sua vó tinha lutado pelo povo brasileiro. Adorava dizer isso a todo mundo. Agora, Pablo. Desde muy chiquito en la…

1o. de Maio em Cuba 2011

José Ibrahim- um herói do movimento operário

José Ibrahim- um herói do movimento operário

1968 marcou o século XX como o das revoltas - estudantis operárias, feministas, dos negros, ambientalistas, homossexuais. Todos os protestos sociais e mobilização política que agitaram o mundo como a dos estudantes na França, a Primavera de Praga, o massacre dos estudantes na México, a guerra no Vietnã se completam com as movimentos operários e estudantil no nosso pais. Vivíamos os anos de chumbo, o Brasil também precisava de sua primavera.
Em Contagem, região industrial da grande Belo Horizonte, Minas Gerais, abriu caminho as grandes greves metalúrgicas coroada pela de 1968 em Osasco - região industrial de São Paulo onde brasileiros de fibra e consciência, miscigenam suas origens e raízes abalizadas pela particularidade brasileira, em plena luta contra a ditadura militar.
Jose Ibrahim, 21 anos, eleito para a direção Sindical, jovem, líder por excelência, simplesmente parou todas as fábricas de Osasco, na época pólo central dos movimentos de …